“Em esperança creu contra a esperança” Romanos 4:18-25

O capítulo 4 de Romanos discorre sobre a justificação obtida pela fé. O oposto da fé é a auto-suficiência. Logo, todo aquele que não se considera contingente jamais poderá ser justificado pela fé. Conforme Romanos, a nossa justificação está apoiada no poder ressurreição de Jesus e não na fragilidade dos nossos méritos (Vv.24,25).

Com Abraão aprendemos que ter esperança é confiar no futuro de Deus e não no futuro da coisa que se espera. A Fé não pode estar na promessa, mas naquele que prometeu. Quando a esperança está na promessa a fé tende a desvanecer. Quando a história nega a esperança é necessário confiar esperancosamente no futuro d’Aquele que chama a existência as coisas que não existem (v.17). Assim nasce o caráter paradoxal da esperança: “ter esperança significa estar pronto para aquilo que ainda não nasceu, porém não se desesperar se não ocorrer nascimento nenhum durante nossa existência” Erich Fromm.

À guisa da história do pai da fé, crer em esperança contra a esperança significa: 1) Trocar o conforto da minha segurança pela coragem de caminhar por fé. Abrão trocou Ur dos Caldeus pelo deserto da promessa. No deserto da promessa sofremos, mas também é nele que aprendemos amar a Deus.

2) Crer que Deus pode fazer brotar riso de um útero estéril. Isaque significa ‘riso’. A gravidez de Sara era o riso das possibilidades de Deus ante as impossibilidades humanas. Neste prisma, esperança é a capacidade de engravidar-se de alegria na hora da dor.

3) Levar o meu melhor para o altar como expressão de adoração e não como mecanismo de barganha. Diante do monte moriá, que significa ‘Deus avistou’, Abraão diz aos seus servos que estava indo adorar. Abraão discernia que o Isaque que estava indo para o altar do sacrifício, antes de ser dele era do próprio Deus. Contudo, adorando a Deus descubro que a misericórdia sempre triunfa sobre o juízo.

4) Confiar que a providência divina sempre se antecipa ao cutelo da morte. Antes que o cutelo da morte viesse sobre Isaque, Deus providenciou um cordeiro. Antes que o cutelo da morte eterna fosse deflagrado contra nós, Deus enviou Jesus, o cordeiro divino que tira o pecado do mundo.

5) Descansar na infalibilidade das promessas divinas. O kronos (tempo) não pode impedir a concretização das promessas de Deus (Vv. 19-21). Deus é fiel e poderoso para cumprir o que promete!  Hoje é tempo de viver teimosamente crendo em esperança contra toda a esperança!

16 Comentários

  1. Que o Deus continue abençoando o seu ministério, que muito contribui para aqueles militam a boa milícia, que a paz de Deus que transcede todo o entendimento enche o a vossa vida e dos teus.

  2. Muito bom que O Senhor continua dando muita sabedoria em cristo.amem

  3. Boa Tarde!
    Presados sei que foi explicado maravilhosamente esta palavra porem , não consigo entender o que é crer contra a esperança? esse contra me deixa confusa , por favor me ajudem a entender melhor esta palavra.

    DESDE JA AGRADEÇO!

  4. O nosso dever é crer em Deus e em Sua palavra, ainda que as situações sejam completamente adversas àquilo que Ele falou aos nossos corações. Como Abraão fez, é necessário crer contra os maus “comentários”, ou seja, esperar em Deus, depositando nEle toda nossa esperança. “Porque certamente acabará bem; não será malograda a tua esperança.” Pv 23:18

  5. Parabéns Pr Josias por essa bela mensagem. Crendo contra esperança é saber que o decreto da terra já pode ter sido dado, fracassos, portas fechadas, doenças incuráveis, esterelidade, separações, e até mesmo até a morte, ainda que a nossa esperança tenha falhado, temos que lutar contra a nossa falta de fé e saber que quando as nossas circunstâncias acabam é o momento de Deus agir contra a nossa esperança e mostrar que nem a morte coseguiu vencê-lo.

    Fique na Paz!

  6. Deus ministrou essa palavra de Rm 4:18 ao meu coração, então pocurei na internet o significa de crer contra esperança.Aleluias como precisa entender isso,em lagrimas agradeço a Deus, pois ele é fiel.

  7. muito bom

  8. Deus é fiel…essa palavra esclareceu meu coração! crer contra esperança é meu desafio!

  9. Pasto, que o Senhor lhe abençõe, essa palavra fertilizou meu coração nesta data, sou uma evangelista e hoje farei uma visita a uma pessoas que encontra-se com um decreto de morte.
    Mas, vou confiante na palavra do Senhor…”Levou sobre si todas as nossas enfermidades”

  10. Pastor, Louvemos ao nome do nosso Deus, pois Ele age a todo momento! E certamente tem usado o senhor para abençoar outros irmãos. Agradeço a Ele pela sua vida.

  11. uma sugestão para o nome do projeto social,

    > Águias do Amanhã
    > SEMEAR

  12. Que Deus continue abençoando ao senhor, e nós continuaremos a crer contra a Esperança ou desesperança a semelhança de nosso pai Abrão.

  13. A minha irmã,esta com cancer.Essa palavra bastante me motivou neste momente de reflexão,observamos que a nossa fé(esperança)deve estar naquele que prometeu estar conosco todos os dias. GRAÇA, GRAÇA, A MIM BASTA A GRAÇA DE DEUS, JESUS. GRAÇA, GRAÇA, A GRAÇA EU ACHEI EM JESUS.

  14. Palavra cheia da Graça do Espírito Santo! Que Deus o abençoe para a continuidade desta obra, em nome de Jesus Cristo!
    Fique na Paz do Senhor!

  15. querido pastor deus falou fortemente ao meu coraçao e as lagrimas cairam eu precisava disto que deus comtinue lhe dando sabedoria para sempre nos encorajar gloria deus

  16. PARA ALINE : – ALINE CONTRA A ESPERANÇA…. VEJA SÓ É QUANDO SE FOSSEMOS OLHAR PARA A EXPECTATIVA DA SITUAÇÃO….. SERIA FRACASSO. PELA ÓTICA HUMANA, NÃO TERIA NENHUMA ESPERANÇA. HÁ MOMENTOS QUE NÃO TEMOS ESPERANÇA NENHUMA QUANDO OLHAMOS PELA OTICA HUMANA. ( TODAS AS PORTAS FECHEDA, A DOENÇA AS PORTAS. (( EU FUI DESENGANADO PELOS MEDICOS AOS 3 ANOS DE IDADE. O MEDICO MANDOU IR MORRER EM CASA. MINHA MÃE ME ENTREGOU PARA DEUS E DISSE: NÃO TENHO MAIS FILHO. ACABOU. ENTREGHEI PARA DEUS. O HELIS NÃO É MAIS MEU) A ESPERANÇA DELA TINHA HUMANAMENTE ACABADO ”FUI DESENGANADO PELOS MEDICOS”. POREM ELA …. ” C R E U … CONTRA A ESPERANÇA…. entendeu… qual foi o resultado: ESTOU COM 59 ANOS E NÃO TENHO DOENÇA NENHUMA…. TAMBEM CRI CONTRA A ESPERANÇA…

    QUE DEUS TE ABENÇOE.

    CREIA CONTRA A ESPERANÇA…. TUDO QUE DER NEGATIVO… CREIA E O ATO DE CRER GERA UMA NOVA ESPERANÇA…

    ABRAÇO.

    A PAZ DO SENHOR

    HELIS GOMES DOS SANTOS
    CAMPO GRANDE MS
    067-3321-2026 // 9282-0645

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>